Título: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Autor: Duda Porto de Souza; Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 208
Compre: Amazon
Classificação: ✮✮✮✮✮
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.
Eu já havia visto várias resenhas deste livro e ele sempre me chamou bastante a atenção, então quando foi disponibilizado para download gratuito eu não perdi a oportunidade. Eu já começo dizendo que esse é um livro que vale super a pena ter na estante para quem gosta de colecionar, pois sua capa e edição são belíssimas e contam com ilustrações maravilhosas e a capa é holográfica.
No livro iremos encontrar mulheres que como diz o título, revolucionaram o Brasil. Algumas são bastante conhecidas, outras não tem o reconhecimento que deviam ter e mesmo assim todas são importantíssimas para a luta das mulheres até os dias de hoje. A apresentação das protagonistas brasileiras ocorrem em ordem cronológica e assim iremos conhecendo a revolução desde o começo dos tempos e até os dias atuais. Além das brasileiras apresentadas, temos no final uma parte que abre para aquelas não são naturais do Brasil mas também ajudaram a revolucionar.
Dandara de Palmares, Anitta Garibaldi, Maria da Penha e Olga Benário |
Essa é uma leitura que deveria ser obrigatória a todos para reconhecerem as grandes mulheres guerreiras que esse país já teve e tem. Eu li o livro em uma noite porque não conseguia mais parar e queria saber a vida de todas elas, não conhecia algumas e esse conhecimento foi fantástico. São poucos os livros brasileiros que destacam a luta feminista e eles merecem serem exaltados e reconhecidos pela sociedade.
Foi uma leitura que mesmo após finalizada, eu continuei no livro pois comecei a fazer várias pesquisas para saber mais sobre a vida delas e de toda a sua luta. É um livro que podemos consultar sempre que quisermos mostrar como as mulheres podem ser fortes e extraordinárias.
A edição é belíssima, todos os envolvidos nesse trabalho merecem palmas e especialmente as autoras que fizeram esse grande trabalho de pesquisa e exaltando as mulheres que sempre são apagadas da história. As ilustradoras fizeram caricaturas perfeitas retratando as mulheres mencionadas.
Eu indico esse livro a todos, tanto as mulheres que devem conhecer as percursoras da nossa história e como toda a sociedade que não valoriza a luta feminina. É o que o ditado sempre diz: Mulher unidas, jamais serão vencidas.
Oi sua linda!! Vim correndo ler sua resenha quando soube que havia lido haha. Compartilho da mesma opinião. Eu li no formato digital, adorei saber sobre a edição física. Quero hahaha
ResponderExcluirBeijos
Resenha linda.
https://www.aculpaedosleitores.com.br/
Eu também li no formato digital mas vale super a pena a física!!
ExcluirObrigada lindona!
beijinhos
Ooi esse livro eu já vi bastante opiniões e todas elas são boas ,tenho bastante vontade de ler ele e assim que conseguir vou vir falar aqui da experiência que foi ler esse livro beijos
ResponderExcluir